PROJETO DE EXTENSÃO II – FARMÁCIA
O Projeto de Extensão II – Farmácia é uma ação vinculada ao Programa de Inovação e Empreendedorismo, promovendo a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos no curso de Farmácia das Faculdades Anhanguera e Unopar. Este projeto visa transferir para a sociedade saberes técnico-científicos, com foco na saúde, tecnologia e inovação, para o desenvolvimento de soluções que impactem positivamente a comunidade.
Finalidade e Motivação
A iniciativa busca integrar os alunos ao contexto social, permitindo que eles identifiquem demandas locais e desenvolvam competências em áreas como farmácia clínica, fitoterapia, biossegurança e farmacoeconomia. A motivação é fortalecer a conexão entre universidade e comunidade, promovendo ações que melhorem a qualidade de vida e saúde da população em locais como UBS, hospitais, ONGs, escolas e instituições de saúde pública e privada.
Metodologia e Conteúdo
Por meio de atividades práticas, os estudantes atuam em ações como educação em saúde, planejamento de gestão farmacêutica e aplicação de conhecimentos em segurança do paciente. Os conteúdos abordados incluem farmacologia, fitoterapia e gestão da qualidade, sempre alinhados às normas de biossegurança.
Resultados Esperados
O projeto visa desenvolver habilidades profissionais e competências socioemocionais, como criatividade e tomada de decisão, além de contribuir para a disseminação de conhecimentos e a melhoria dos serviços de saúde nas comunidades atendidas.
Esta iniciativa reforça o compromisso das Faculdades Anhanguera e Unopar com o desenvolvimento acadêmico e social, capacitando farmacêuticos comprometidos com a saúde e o bem-estar da sociedade.
PROGRAMA DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO.
FINALIDADE E MOTIVAÇÃO:
Pelo programa de extensão Inovação e Empreendedorismo o curso de Farmácia tem a missão de transferir à sociedade os conhecimentos gerados e potencializar a geração de novos conhecimentos aplicados, permitindo o desenvolvimento de ações no âmbito da tecnologia e inovação, que apresentam soluções e produtos para resolução de problemas diversificados presentes no contexto social, trazendo impacto positivo a comunidade contemplada. Ao identificar as problemáticas da comunidade os alunos terão a motivação para efetuar as ações de apoio relacionadas ao curso de Farmácia pelas quais poderão ser desenvolvidas competências técnicas e soft skills específicas. Os conteúdos programáticos sugeridos para correlacionar as ações são: Farmácia clínica; Farmacologia, Farmacognosia e fitoterapia; Segurança do paciente e biossegurança; Gestão farmacêutica e farmacoeconomia.
Os locais que poderão contemplar esse projeto são: Parcerias com a Prefeitura; Associações de Bairros; UBS; Hospitais; Clínicas de Saúde Públicas e Privadas; Centros de Saúde; Casas de Repouso; Instituições de Longa Permanência para Idosos; Creches; Templos Religiosos; ONGs e Escolas.
COMPETÊNCIAS:
I – Gerenciar e administrar pesquisas, equipes, informações e recursos materiais e financeiros;
II – Pesquisar e desenvolver produtos farmacêuticos, cosméticos, alimentos e outros produtos para a saúde;
III – Pesquisar e desenvolver ações nos campos de assistência farmacêutica, segurança do paciente, farmácia clínica e pesquisa clínica;
IV – Atuar na gestão de serviços farmacêuticos e de outros serviços de saúde, públicos ou privados;
V – Produzir e garantir a qualidade de produtos farmacêuticos, cosméticos, alimentos e de outros produtos para a saúde.
PERFIL DO EGRESSO:
O perfil do egresso do curso de Farmácia idealizado pela IES proporciona a formação do Farmacêutico, humanista, crítico, reflexivo, ético e generalista. A atuação no Programa de Inovação e Empreendedorismo, demonstra as habilidades para atuar com o planejamento, coordenação e realização de diagnóstico situacional de saúde, com base em estudos epidemiológicos, demográficos, farmacoepidemiológicos, farmacoeconômicos, clínico-laboratoriais e socioeconômicos, além de outras investigações de caráter técnico, científico e social, reconhecendo as características nacionais, regionais e locais; elaboração e aplicação de plano de cuidado farmacêutico, pactuado com o paciente e/ou cuidador, e articulado com a equipe interprofissional de saúde, com acompanhamento da sua evolução.
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS):
Planejamento e organização
Criatividade e inovação
Tomada de Decisão
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
O objetivo de aprendizagem do programa de extensão em Inovação e Empreendedorismo do curso de Farmácia está relacionado ao fato de disseminar os conhecimentos multidisciplinares desenvolvidos no curso, com a finalidade de apoiar a comunidade no âmbito tecnológico e empreendedor explorando a área de saúde, assim potencializando a geração de conhecimentos desenvolvidos nas ações e aprimorando as habilidades dos egressos.
CONTEÚDOS:
I – Farmácia clínica;
II – Farmacologia, Farmacognosia e fitoterapia;
III – Segurança do paciente e biossegurança;
IV – Gestão farmacêutica e farmacoeconomia.
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:
COSTA, Jacqueline Menezes. Farmácia clínica. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017.
FORD, Susan M. Farmacologia clínica. 11. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2019.
RODRIGUES, Aline Teotonio. Farmacognosia. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018.
SCARAVELLI, Fernanda Savioli. Fitoterapia. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018.
PERREIRA, Josimara Pinho. Aspectos legais da comercialização de produtos em farmácia. São Paulo : Érica, 2014.
AKKARI, Alessandra Cristina Santos. Sistemas de gestão da qualidade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018.
HINRICHSEN, Sylvia Lemos. Qualidade & segurança do paciente: gestão de riscos. Rio de Janeiro: MedBook, 2012.
RELATÓRIO FINAL:
Aluno e Aluna, após realizar suas atividades de extensão, é necessário que você o formalize, enviando esse Relatório Final para ser avaliado junto ao seu Ambiente Virtual (AVA) e também para você poder comprovar sua atuação.
Para o preenchimento, busque as anotações junto ao TEMPLATE PCDA para auxiliar na apresentação das atividades desenvolvidas.
Todos os campos são de preenchimento obrigatório!
DESCRIÇÃO DA AÇÃO COM RESULTADOS ALCANÇADOS
Metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aderentes a este projeto:
CAMPO OBRIGATÓRIO – busque no seu Template PDCA quais Metas você selecionou como aderentes ao seu projeto, conforme cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) que você explorou no seu planejamento.
Liste as Metas selecionadas (pelo menos uma opção):
Local de realização da atividade extensionista:
Durante a ação:
Caso necessário, houve mudança de estratégia para alcançar o resultado:
Resultado da ação:
Conclusão:
Depoimentos (se houver):
RELATE SUA PERCEPÇÃO DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS REALIZADAS NO PROGRAMA DESENVOLVIDO:
CAMPO OBRIGATÓRIO – relate em no mínimo 15 (quinze) linhas sua experiência com as ações extensionistas. O texto deve ser de sua autoria e inédito, evite plágio.
Questões norteadoras:
(1) Você notou que suas habilidades profissionais foram aprimoradas, com a atuação nas ações extensionistas?
(2) Você identificou melhoria/resolução do problema identificado?
(3) Você conseguiu articular os conhecimentos adquiridos no curso com as ações extensionistas?
Ao escrever seu texto evite deixá-lo em forma de respostas as questões norteadoras, relate sua experiência em forma de texto dissertativo com justificativas.
DEPOIMENTO DA INSTITUIÇÃO PARTICIPANTE
CAMPO OBRIGATÓRIO – insira depoimento(s) do(s) gestor(es) da instituição/órgão/associação participante que contribuam como um feedback da ação realizada por você.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual;
Utilize como referências bibliográficas as indicações do Campo: Indicações Bibliográficas e as demais referências utilizadas no desenvolvimento do seu projeto.
AUTOAVALIAÇÃO DA ATIVIDADE:
Realize a sua avaliação em relação à atividade desenvolvida considerando uma escala de 0 a 10 para cada pergunta, assinalando com um X:
- A atividade permitiu o desenvolvimento do projeto de extensão articulando as competências e conteúdos propostos junto ao Curso?
0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
() () () () () () () () () () ()
- A atividade possui carga horária suficiente para a sua realização?
0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
() () () () () () () () () () ()
- A atividade é relevante para a sua formação e articulação de competências e conteúdos?
0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
() () () () () () () () () () ()
- A atividade contribui para o cumprimento dos objetivos definidos pela Instituição de Ensino (IES) e Curso, observando o Plano de Desenvolvimento Institucional e Projeto Pedagógico de Curso vigentes?
0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
() () () () () () () () () () ()
- A atividade contribui para a melhoria da sociedade por meio dos resultados demonstrados no relatório ou pelos relatos apresentados pelos envolvidos?
0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
() () () () () () () () () () ()
- A atividade permite o desenvolvimento de ações junto à Iniciação Científica e ao Ensino?
0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
() () () () () () () () () () ()
- Caso queira contribuir com maior detalhamento, traga seu depoimento/ sugestão.
Projeto de Extensão II Farmácia